Imagens - Educational Game Programming Library

Para desenhar uma imagem na tela é necessário:

  1. Criar uma variável do tipo Image.

    Image minha_imagem;
    

    OBS: Sempre declare as variáveis Image como variáveis globais.

    Exemplo:

    #include "Graphics.h"
    
    Graphics graphics;
    
    //Variáveis Image declaradas no inicio do programa. 
    //Antes e fora da função principal.
    Image minha_imagem1;
    Image minha_imagem2;
    
    int main(void)
    {
    ...
    
  2. Carregar a imagem do arquivo usando o comando LoadPNGImage.

    //Lembre-se de colocar o arquivo Mario.png na pasta do seu projeto. Ou passe como
    //parâmetro o caminho completo para a imagem, exemplo: “C:\\Imagens\\Mario.png”
    minha_imagem.LoadPNGImage("Mario.png");
    

    Exemplo:

    int main(void)
    {
    ...
      //Carrega a imagem do arquivo Mario.png para a variável minha_imagem
      minha_imagem.LoadPNGImage("Mario.png");
    ...
    }
    

    OBS: Cada imagem deve ser carregada apenas uma vez. Por isso, nunca carregue a imagem diretamente de dentro do Loop Principal.

  3. Desenhar efetivamente a imagem na tela usando o comando DrawImage2D.

    graphics.DrawImage2D(200, 200, 256, 256, minha_imagem);
    

    Exemplo:

    //Desenha a imagem “minha_imagem” na posição (200, 200) com tamanho (256, 256)
    void MainLoop()
    {
    ... 
      graphics.DrawImage2D(200, 200, 256, 256, minha_imagem);
    ...
    }
    
    

Também é possível definir a posição e tamanho das imagens em variáveis armazenadas dentro do objeto Image. Para isso, deve-se:

  1. Criar uma variável do tipo Image.

    Image minha_imagem;
    
  2. Carregar a imagem do arquivo usando o comando LoadPNGImage.

    minha_imagem.LoadPNGImage("Mario.png");
    
  3. Definir a posição da imagem com o comando SetPosition.

    //Posiciona a imagem “minha_imagem” na posição (100, 100) com tamanho (256, 256)
    minha_imagem.SetPosition(100,100,256,256);
    
  4. Desenhar a imagem na tela com o comando DrawImage2D.

    //Note que não é necessário passar a posição e o tamanho da imagem como parâmetro.
    //Ela será desenhada na posição definida pelo comando SetPosition
    graphics.DrawImage2D(minha_imagem);