Áudio - Educational Game Programming Library

A PlayLib suporta arquivos de áudio no formato MP3 e WAV. Para executar um áudio (música ou efeito sonoro) com a PlayLib é necessário:

  1. Incluir a biblioteca de áudio.

    #include "Audio.h"
  2. Criar uma variável do tipo Audio.

    Audio minha_musica;

    OBS: Sempre declare as variáveis Audio como variáveis globais.

    Exemplo:

    #include "Graphics.h"
    #include "Audio.h"
    
    Graphics graphics;
    
    //Variáveis Audio declaradas no inicio do programa. 
    Audio musica1;
    Audio musica2;
    
    int main(void)
    {
    ...
    
  3. Carregar o áudio do arquivo usando o comando LoadAudio.

    //Lembre-se de colocar o arquivo Musica.mp3 na pasta do seu projeto.Ou passe como
    //parâmetro o caminho completo para a imagem, exemplo: “C:\\Imagens\\Musica.mp3”
    musica1.LoadAudio("Musica.mp3");

    Exemplo:

    int main(void)
    {
    ...
      //Carrega a imagem do arquivo Musica.mp3 para a variável minha_imagem.
      musica1.LoadAudio("Musica.mp3");
    ...
    }
    

    OBS: Cada áudio deve ser carregado apenas uma vez. Por isso, nunca carregue o áudio diretamente de dentro do Loop Principal.

  4. Executar efetivamente o áudio usando o comando Play.

    musica1.Play();

    Exemplo:

    #include "Graphics.h"
    #include "Audio.h"
    
    Graphics graphics;
    
    Audio musica1;
    
    int main(void)
    {
      musica1.LoadAudio("Musica.mp3");
      //Toca a música.
      musica1.Play();
      ...
    
    }